Cozinha industrial deve ter seu próprio extintor
Home » extintor de incêndio » Cozinha industrial deve ter seu próprio extintor
Entenda a importância de uma cozinha ter seu próprio extintor de incêndio. A seguir, vamos falar qual é o tipo indicado e todos os outros detalhes necessários para o uso e armazenamento adequado deste equipamento.
Brenda Chaia – Especialista em Marketing de Conteúdo
Cozinhas industrias, como em restaurantes, hotéis, cafeterias, que tem grande produção, precisam ter extintor de incêndio para mais segurança e preparo para momentos de emergência que podem acontecer.
Vamos conferir qual o extintor é o indicado, o local ideal para ser armazenado e como usar. Continue sua leitura.
- Cozinhas são mais propicias a incêndios
- O extintor indicado para uso nas cozinhas
- Como funciona o extintor de Classe K
- Tipos de extintor Classe K
- A melhor escolha
Cozinhas são mais propicias a incêndios
Mesmo as cozinhas residenciais apresentam grande probabilidade de incêndio, pois nestes locais há uso de óleos e outros tipos de materiais que podem incendiar facilmente se expostos a grandes temperaturas, ocasião comum num ambiente como esse.
Óleos, principalmente, tem um poder grande de auto ignição (que é a temperatura mínima de combustão) entre 288º a 385º. Ou seja, essa temperatura é muito alta, fazendo com que qualquer faísca de combustível estabeleça uma reação.
Se um incêndio começa numa situação como essa, toda a massa de óleo que ocasionou o incêndio precisa ser rapidamente refrigerada, sejam as panelas, as grelhas, as fritadeiras, as frigideiras, dentre outros.
Portanto, para ter a certeza de que o ambiente está completamente seguro, é preciso investir no extintor para cozinha. Somente ele é capaz de combater o fogo sem evitar danos maiores ao seu patrimônio e a vidas.
O extintor indicado para uso nas cozinhas
Por ser um local tão propício a incendiar e ocasionar incêndios de tipo que não é possível combater com água, as cozinhas precisam ter a mão o extintor de Classe K.
Ele o indicado, pois é necessário que as chamas sejam contidas com muita rapidez, evitando que o incêndio aumente, tomando outras proporções irreversíveis.
Este extintor contém uma solução especial feita de Acetato de Potássio. Quando ele é acionado, descarrega um jato tipo neblina (pulverização). Assim, o fogo é extinto por resfriamento e pelo efeito de saponificação (efeito asfixiante da espuma).
Como funciona o extintor de Classe K
O extintor da classe K funciona por abafamento. Ou seja, ele cria uma camada de proteção que abafa a superfície que gera o incêndio. Aqui, vale ressaltar que esse tipo de incêndio jamais deve tentar ser contido com água, porque isso gera uma explosão e reagir perigosamente.
Em outras palavras, ele impede que o comburente (oxigênio) fique em contato com o combustível. Assim, o extintor para cozinha faz com que haja o impedimento da entrada do oxigênio no fogo — e não sirva de combustível para ele.
Tipos de extintor Classe K
De forma geral, existem dois tipos de extintores. O que os diferenciam são sua capacidade de combate, tamanho e peso.
Eles podem ser de 6 ou 9 litros.
O indicado é que se observe o tamanho do ambiente e escolha aquele que servirá melhor em casos de emergência.
A melhor escolha
Confie sua segurança a uma empresa que tem os melhores produtos do mercado anti incêndio.
A Hidrauaço possui um catálogo completo de extintores de todas as classes, dos maiores fornecedores, em pronta entrega.
Faça seu orçamento agora mesmo e garanta qualidade e precisão para seu projeto de prevenção e combate a incêndio.