Sistema de Hidrantes, o que você sabe?
Home » material de combate a incêndio minas gerais » Sistema de Hidrantes, o que você sabe?
Tão antigos quando eficientes, os hidrantes são um dos materiais de incêndio mais comuns e necessários em momentos de emergência. Confira.
Nosso blog é uma das maiores fontes de informação de Minas Gerais quando o assunto é material de incêndio. Fique sempre por aqui.
Brenda Chaia – Especialista em Marketing de Conteúdo
O sistema de hidrantes é formando por um complexo de tubos distribuídos pelo teto ou de forma subterrânea, e em pontos específicos pré estabelecidos pelo AVCB aprovado pelo Corpo de Bombeiros.
Continue a leitura e saiba mais.
- O que compõe o sistema de hidrantes?
- Qual a função do sistema de hidrantes?
- Quem e quando faz o projeto de sistema de hidrantes?
- Todo mundo precisa de sistema de hidrantes?
- Como é a instalação do sistema de hidrantes?
- Existe manutenção do sistema de hidrantes?
- Hidrauaço e o material de incêndio
O que compõe o sistema de hidrantes?
Como posto no começo do artigo, o sistema de hidrantes é uma rede complexa de tubos que tem a missão de distribuir água em diferentes ambientes de uma edificação e assim, auxiliar no combate do foco de incêndio.
Além dos tubos, o sistema contém outros equipamentos importantes, previstos na ABNT NBR 13714:2000 como:
- Abrigo:Comportamento, embutido ou aparente, dotado de porta, destinado a armazenar mangueiras, esguichos e outros equipamentos de combate a incêndio;
- Hidrante:Ponto de tomada de água contendo uma ou duas saídas contendo válvulas angulares com seus respectivos adaptadores, tampões, mangueiras de incêndio e demais acessórios;
- Esguichos:São dispositivos que controlam a vazão de lançamento de água através das mangueiras, possibilitando a emissão do jato compacto ou neblina;
- Bomba de incêndio principal:Bomba hidráulica centrifuga destinada a mandar água para a rede de hidrantes e sistemas de combate a incêndio;
- Bomba de incêndio de pressurização (Jockey): Bomba hidráulica centrifuga destinada a manter o sistema de hidrantes pressurizado;
- Bomba de incêndio de reforço: Bomba hidráulica centrifuga destinada a fornecer água aos hidrantes e mangotinhos mas desfavoráveis hidraulicamente;
- Dispositivo de recalque: Dispositivo para uso do Corpo de Bombeiros, que permite o recalque de água para o sistema;
- Reserva de incêndio: Volume de água destinado exclusivamente ao combate a incêndio.
- Válvula: Acessório de tubulação destinado a controlar ou bloquear o fluxo de água no interior das tubulações da rede de hidrantes.
Qual a função do sistema de hidrantes?
Como qualquer outro material de incêndio, o sistema de hidrantes tem a função de combater focos de incêndio ou mesmo, auxiliar na luta pela extinção do fogo.
Pelo seu projeto, é ideal que esse sistema funcione, mesmo que parte da edificação esteja colapsada pelas chamas, garantindo que a água chegue onde realmente precisa.
Quem e quando faz o projeto de sistema de hidrantes?
O projeto deve ser realizado por um Engenheiro Responsável no momento da produção do AVCB.
Esse profissional tem a capacidade de analisar tudo que é necessário e avaliar se há ou não a necessidade de um sistema de hidrantes para aquela edificação.
Todo mundo precisa de sistema de hidrantes?
Não, por isso é importante a avaliação de um profissional. Mas, previamente, podemos citar algumas edificações que não precisam do sistema:
- Processos industriais com carga de incêndio igual ou inferior a 200 MJ/m²;
- Armazéns de matérias incombustíveis, tais como: cimento, cal, metais, cerâmicas, agregados e água, desde que, quando embalados, a carga de incêndio, calculada de acordo com a IT 14 – Carga de incêndio nas edificações e áreas de risco, não ultrapasse 100 MJ/m²;
- Ginásios poliesportivos e piscinas cobertas, desde que não utilizados para outros eventos e não ultrapassem 750 m²;
- Zeladorias, localizadas nas coberturas de edifícios, com área inferior a 70 m²;
- Edículas, mezaninos, escritórios em andar superior, porão e subsolo de até 200 m² ou nos pavimentos superiores de apartamentos “duplex” ou “triplex”;
- Resumindo para PTS (projeto técnico simplificado).
Como é a instalação do sistema de hidrantes?
Uma vez estabelecido que é necessário o sistema de hidrantes, e que o projeto foi aprovado pelo Corpo de Bombeiros, se faz necessária a contratação de empresa especializada nesse tipo de serviço.
Caberá a esses profissionais:
- Analisar o projeto de rede de hidrantes;
- Fazer a lista de materiais necessários para instalação da rede de hidrantes;
- Cotar todos os materiais junto aos fornecedores;
- Calcular a quantidade de mão-de-obra necessária;
- Realizar o cronograma da instalação do sistema de hidrantes.
Tenha certeza de estar lidando com profissionais realmente capacitados para o serviço, pois este sistema é extremamente importante para o ideal combate a incêndio, garantido mais segurança para as pessoas e ao patrimônio.
Existe manutenção do sistema de hidrantes?
Sim, e a manutenção é muito importante, pois esse cuidado garantirá que o sistema funcione corretamente quando chegar a hora de aciona-lo, ou seja, num momento de emergência.
Essa revisão desse ser realizada por empresa especializada, gabaritada em conferir toda a tubulação do edifício, bem como identificar desgastes, corrosão, vazamentos, falha de funcionamentos, falta de peças, entre outros problemas.
Sem contar que caso a manutenção da rede de hidrantes não esteja em dia e você tenha um incêndio que comprometa o seu patrimônio, provavelmente a seguradora não irá reembolsar os seus prejuízos.
Hidrauaço e o material de incêndio
A Hidrauaço tem todo o material de incêndio listado pela ABNT NBR 13714:2000 para instalação de qualidade de um sistema de hidrantes. Além disso, garante pronta entrega para todo o Brasil de tudo que é necessário para certificar que seus projetos tenham qualidade no momento da realização.
Venha conversar com a gente, através dos meios de atendimento disponíveis. Teremos prazer em oferecer o melhor!
A Hidrauaço é uma empresa sediada em Minas Gerais, há mais de 30 anos, tendo um estoque rico em material de incêndio, prevenção e combate a emergências.