As Classes de Incêndio e suas especificações
Nem todo fogo começa pelas mesmas causas e pode ser apagado de forma idêntica. Por isso, é importante entender quais os tipos de Classes de Incêndio e a maneira indicada de combater as chamas.
Brenda Chaia – Especialista em Marketing de Conteúdo
Cada fogo vai ter uma origem diferente, e dependendo da fonte do incêndio a maneira de combate-lo pode variar bastante.
Apesar da maioria das pessoas acreditarem que todas as chamas podem ser combatidas com água, a verdade é bem diferente. Há casos, na verdade, que, se jogar água no fogo, ao contrário de apaga-lo pode é aumentar ainda mais o incêndio.
Por isso, informação é importante, e nesse artigo vamos falar de cada Classe de Incêndio e a maneira indicada para combate-las.
Mas, lembre-se, qualquer emergência, mesmo que você tenha conhecimento sobre o assunto, mas não tem certeza absoluta da origem de um incêndio, chame sempre o Corpo de Bombeiros.
Classe A
São aqueles incêndios mais comuns, que atingem papeis, tecidos, algodão, borracha e madeiras.
Uma fácil característica de ser observada nesse tipo de incêndio, são os resíduos de carvão e cinzas que o fogo deixa.
Esses, devem ser combatidos com extintor de água ou espuma, pois esses elementos tem a função de resfriar o ambiente e abafar o combustível, abaixando a temperatura local e dificultando a reignição das chamas.
Classe B
Nessa classificação estão os incêndios líquidos, sólidos que se liquefazem ou gases inflamáveis. Alguns exemplos desses materiais são: parafina, óleo, tinta, graxas, querosene e gasolina.
Não se deve jogar água nesse tipo de chama, pois ao invés de apagar, ela pode ajudar a espalhar o agente causador do incêndio.
Assim sendo, é indicado o uso dos extintores de pó químico ou gás carbônico, que falamos em mais detalhes aqui, já que agem por abafamento.
Classe C
Aqui são os incêndios que ocorrem em equipamentos energizados, por isso não se pode usar água ou espuma para combatê-los, pois, esses agentes extintores são condutores de eletricidade.
Por isso, mais uma vez, o recomendado é o uso de extintores de pó químicos ou gases.
Classe D
É a classificação dos mais complexos incêndios a serem combatidos, pois, seus agentes inflamáveis podem gerar oxigênio durante a combustão o que dá mais poder as chamas.
Esses agentes são os metais pirofóricos, tais como, selênio, magnésio, sódio, zinco, titânio, urânio, lítio, potássio, antimônio e zircônio.
Desta forma, o ÚNICO extintor seguro para extinguir o fogo é o de pó químico especial.
Classe K
Este são os incêndios que o fogo pega em óleos vegetais ou gorduras animais. É comum de acontecer em utensílios como frigideiras, assadeiras e grelhas.
Neste caso, o ideal é combater as chamas com uma solução aquosa de acetato de potássio, que desencadeia um processo de resfriamento e isolamento do combustível em relação ao oxigênio.
Saiba Mais
Entendendo melhor sobre Classes de Incêndio e as maneiras adequadas de combater cada uma, fica mais fácil agir de forma certeira nos momentos de emergência e compreender qual tipo de extintor atenderá melhor o que você precisa.
Confira ainda, mais algumas informações:
- Mesmo que na sua empresa haja chuveiros automáticos, você precisa ter extintores portáteis para combater o fogo desde o início;
- Os extintores devem ser distribuídos adequadamente e passar por manutenções periódicas. Também é importante ter pessoal habilitado para o manejo de aparelhos na extinção de incêndio;
- Só devem ser utilizados extintores de incêndio, mangueirase hidrantes que obedeçam às normas brasileiras ou regulamentos técnicos do Instituto Nacional de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial (INMETRO)
- Independentemente da área ocupada, a unidade predial deve possuir no mínimo dois extintores para cada pavimento;
- Os equipamentos de combate ao fogo devem ser colocados em locais de fácil visualização, acesso e onde haja menos probabilidade do fogo bloquear o seu uso.
Se ainda ficou alguma dúvida ou você precisa de equipamentos para prevenir e combater incêndios, entre em contato agora mesmo com um dos nossos especialistas pelos nossos canais de atendimento.
A Hidrauaço está aqui sempre para mais segurança e informação.