Entendendo mais sobre sprinklers
Por ser um componente importante no sistema de prevenção e combate a incêndio, é necessário falarmos nos mínimos detalhes sobre os chuveiros hidráulicos.
Brenda Chaia – Especialista em Marketing de Conteúdo
Falando mais dos sprinklers, nesse artigo, iremos conferir quando é obrigatório seu uso nas edificações, o custo de sua instalação e os tipos de chuveiros que temos disponíveis no mercado.
Continue a leitura e confira tudo que precisa saber sobre sprinklers.
- Onde instalar sprinklers
- O papel do Dreno no Sistema dos Chuveiros Hidráulicos
- A importância do recalque do Sistema de Sprinkler
- Os tipos de Chuveiros
- O valor médio para instalar o Sistema Sprinkler
- Precisando de Sprinkler e seus componentes, conte com a Hidrauaço
Onde instalar sprinklers
O Corpo de Bombeiros de cada Estado é quem define, seguindo as normativas estaduais, onde é necessário o uso do Sprinkler.
De maneira geral, a maioria dos Estados Brasileiros não exige o uso dos chuveiros em edificações residenciais. Já nos comerciais, a obrigatoriedade variará por altura do local.
Confira alguns exemplos de exigência dos Sprinklers por Estado:
Estado | Residencial | Comercial | Hotéis |
Minas Gerais | – | 30 | 30 |
Santa Catarina | 100 | 30 | 30 |
Rio Grande do Sul | – | 12/30* | 23 |
São Paulo | – | 23 | 23 |
Paraná | – | 23 | 23 |
* 30 metros para risco leve e 12 metros para risco médio ou elevado (Via Thórus Engenharia)
O papel do Dreno no Sistema dos Chuveiros Hidráulicos
É por causa do dreno que será possível fazer testes de funcionamento e manutenção no sistema. Dado a sua importância, é obrigatório que ele seja instalado em todos os pavimentos da edificação e também onde houver divisão pelas válvulas de governo e alarme.
Os locais exatos, segundo a NBR 10.897, que o dreno deve ser colocado são, após a chave de fluxo ou válvula de governo, ao final das redes e nos pontos mais baixos, já que desta forma a manutenção fica mais fácil de ser realizada.
A importância do monitoramento do Sistema Sprinkler é essencial para o seu bom funcionamento nos momentos de emergência. Isso, porquê, com o tempo, pode ocorrer a corrosão interna da rede, o que gerará partículas de material que atrapalham o funcionamento dos Sprinklers, atrasando o tempo de troca da água na tubulação.
A importância do recalque no Sistema de Sprinkler
O recalque é o mecanismo que garantirá que o sistema funcione no momento do incêndio se alguma coisa der errado na hora da emergência.
Isso quer dizer que, se o bombeamento não funcionar, ou a reserva técnica de água acabar durante o combate, o recalque que fará a diferença, pois os Bombeiros poderão interligar um caminhão Pipa a rede e garantir a continuidade do trabalho de extinguir o fogo.
Ainda também poderá servir como suporte ao Corpo de Bombeiros em sinistros nas proximidades do edifício que possui o Sistema de Sprinkler e recalque, pois dessa forma, pode usar a água do vizinho para combater o fogo que esteja próximo.
Os tipos de Chuveiro
Os sprinklers variam de acordo com suas características e funcionalidades. Confira a seguir:
Sprinkler de elemento termossensível
“Ampola de vidro
Sprinkler que opera pela ruptura do bulbo de vidro, devido a pressão resultante da expansão do fluido contido em seu interior, sob a ação do calor do ambiente.
Liga fusível
Sprinkler que é ativado pela fusão de seus componentes devido ao calor do ambiente. Ainda que não sejam tão usados no Brasil, os bicos do tipo liga fusível têm desempenho equivalente ao bico de ampola de vidro.
Por distribuição de água
Cobertura padrão
Chuveiros projetados para cobrir áreas que podem variar conforme as características do projeto e do ambiente. Para chuveiros em pé e pendente variam entre 8,4 e 20,9 m². Para chuveiros laterais a variação é entre 7,4 e 18,2 m².
Cobertura estendida
Cobrem uma área maior que a área de cobertura de chuveiros padrão. Podem varia entre 13,7 e 37,2 m² para chuveiros em pé e pendente.
Tipo spray
Chuveiro que lança quantidade mínima de água para o teto. Seu defletor direciona a água para baixo. Sua cobertura pode ser padrão ou estendida.
Por velocidade de operação
Resposta padrão
Sprinkler com índice de tempo de resposta (ITR) igual ou maior que 80 (m.s) ½ e bulbo de vidro com 5mm de diâmetro.
Resposta rápida
Sprinkler com ITR igual ou menor a 50 (m.s)1/2 e bulbo de vidro de 3mm. Na prática, o bulbo de resposta rápida será acionado segundos antes do de resposta padrão, já que o ITR é obtido atrás apenas de ensaios laboratoriais.
Pela orientação da instalação
Chuveiro em pé
Projetado para ser instalado de forma que a água seja direcionada contra o defletor, para cima.
Chuveiro embutido
Decorativo, em que o corpo, com exceção da rosca, é montado dentro de um invólucro embutido
Chuveiro flush
Decorativo, em que o corpo, incluindo a rosca, é montado a cima do plano inferior do teto. O defletor se estende para baixo do plano inferior quando ativado.
Chuveiro lateral
Projetados para paredes, com objetivo de descarregar água em direção oposta de onde está instalado.
Chuveiro oculto
É embutido e coberto por uma placa. Será liberado antes do funcionamento.
Chuveiro pendente
Projetado para ser instalado de maneira que a água seja direcionada contra o defletor, para baixo.” (Via Thórus Engenharia)
O valor médio para instalar o Sistema Sprinkler
O que definirá o valor final da instalação do sistema, será o grau de risco que ele deverá cobrir, os materiais escolhidos e a arquitetura do local.
Levando isso em consideração, numa edificação grande, com cerca de 20.000m² o valor final (mão de obra, material, conexões e acessórios) pode chegar a R$ 500 mil reais.
É um custo alto, porém, seu benefício pode ser incalculável, caso o Sistema possa evitar grandes perdas, sejam materiais sejam de vidas.
Precisando de Sprinkler e seus componentes, conte com a Hidrauaço
Faça já seu orçamento conosco e garanta a pronta entrega dos produtos que você precisa.
A Hidrauaço dispõe de estoque completo de todos os itens necessários para a instalação do Sistema Sprinkler na sua edificação.