Está escuro, como achar o extintor?
Home » extintor de incêndio » Está escuro, como achar o extintor?
Em situações de emergência tudo pode acontecer, como o ambiente ficar sem iluminação. Leia o artigo e se informe sobre como proceder em casos assim. Nosso blog é uma das maiores fontes de informação de Minas Gerais quando o assunto é material de incêndio. Confira.
Brenda Chaia – Especialista em Marketing de Conteúdo
Locais bem equipados com material de incêndio tendem a não passar por situações assim, mas imprevistos sempre acontecem.
Durante uma demanda emergencial com fogo, o local atingindo pode ficar sem luz, a iluminação de emergência (caso tenha) pode falhar, ou mesmo, a fumaça e outras causas deixam o ambiente escurecido. Assim, às vezes, pode ser difícil conseguir identificar onde o extintor está e até mesmo que tipo de classe ele pertence.
O que fazer, então?
Leia a seguir.
Treinamento faz a diferença
O que sempre faz diferença quando o tema é combate a incêndio é exaltar a importância da prevenção e o conhecimento sobre o assunto.
Então, para estar preparado para um sinistro no escuro, é importante treinar, simular a situação antes que ela ocorra de verdade. Esse tipo de treinamento é simples e objetivo.
Coloque vários tipos de extintores num local, olhe para eles, grave suas características de forma mental, e depois tateie com olhos abertos para sentir nas mãos seu formato e detalhes.
Depois, com os olhos fechados, repita o processo, tentando acertar pelo tato qual extintor você está manuseando, como se fosse um deficiente visual.
Só isso é o suficiente? Não.
Características táteis
Só o tato pode não ser o caminho mais seguro para descobrir que tipo de extintor estamos lidando no momento da emergência. A maioria desse equipamento de material de incêndio tem formato muito parecido.
Para facilitar, vamos listar aqui algumas diferenças que podem ajudar a identificar um extintor quando não conseguimos enxerga-lo:
- O modelo mais fácil de se descobrir no tato é o extintor de Gás Carbônico (CO2), porque ele não possui o manômetro e tem na ponta do mangote um grande dissipador de gás.
- Os extintores de Água e Pó Químico Seco são praticamente idênticos, então a diferença está no som que o cilindro emite quando batemos nele.
Se ouvir um som seco, é o extintor de Pó Químico, caso o barulho seja oco, parecendo que o cilindro está vazio, é o de Água.
- O último modelo é o Extintor de Espuma, parecido com os dois acima, a grande diferença é o bico localizado na ponta do mangote. Esse bico é um dispositivo que ajuda na dispersão da espuma, vendo ou tocando uma vez, você já não confundirá.
Outra característica que pode ser identificada pelas mãos é o peso e o tamanho. Ao treinar com as mãos, é possível perceber essas diferenças que os extintores de cada classe possuem.
Informação
As orientações aqui compartilhadas são com a intenção de auxiliar a gravar na memória as características de cada extintor, mas lembramos que não é um material oficial e revisado pelos órgãos competentes.
Porém, as informações são válidas e a pratica de identificar um extintor pelo tato leva a um reconhecimento automático.
Caso esteja em uma situação real e não consiga distinguir por meio destes métodos qual é o modelo do extintor, aponte e dispare um pequeno jato na direção contrária ao fogo, assim você terá certeza de qual é o agente do cilindro, podendo usá-lo, ou não, no princípio de incêndio.
Fique atento a novos modelos que podem surgir no mercado, esteja sempre atento para não se confundir.
A Hidrauaço e a sua segurança
Além de fornecer material de incêndio de qualidade com entrega rápida, a Hidrauaço se compromete em entregar informação pertinente para garantir mais segurança e evitar maiores danos em momentos de emergência.
Venha conversar com a gente, através dos meios de atendimento disponíveis. Teremos prazer em oferecer o melhor!
A Hidrauaço é uma empresa sediada em Minas Gerais, há mais de 30 anos, tendo um estoque rico em material de incêndio, prevenção e combate a emergências.