Linhas de gás e seus cuidados
Home » material de combate a incêndio minas gerais » Linhas de gás e seus cuidados
Seguindo as regras, vidas e patrimônio podem ser preservados adequadamente. Confira.
Brenda Chaia – Especialista em Marketing de Conteúdo
As normas estabelecidas por Lei, garantem que o uso de gás natural ou GLP, ocorra de forma segura e preventiva.
Por isso, no artigo de hoje vamos falar mais sobre essas normas e como aplica-las no dia a dia. Leia a seguir.
- Normas para se orientar
- Cuidado com o uso do botijão de gás
- GLP / Gás Natural
- Os ambientes
- Instalação segura
Normas para se orientar
Neste tópico, compartilhamos um pequeno resumo de quais medidas tomar para que não haja problemas com vazamentos de gás.
Verifique sempre os materiais utilizados nas instalações, se o ambiente é adequado para esse fim e se o local onde o gás ficará é realmente o condizente para esse fim.
Se atente sempre para o cheiro no ambiente. Se há o cheiro é porque existe vazamento. Nesse caso, feche o mais rápido possível o registro. A origem do vazamento pode ocorrer em vários pontos, como o registro do próprio aparelho ou no geral.
Uma vez que tenha fechado o registro, chame um profissional da área para descobrir onde está o problema e solucioná-lo.
Cuidado com o uso do botijão de gás
Para quem usa o botijão de gás interno é extremamente importante se atentar alguns detalhes.
Adquira o botijão de revendedores autorizados e com certificação da Agência Nacional do Petróleo (ANP). Na hora da instalação, verifique se o técnico é credenciado e se atua em uma empresa qualificada. Solicite a nota fiscal, porque apenas ela lhe dá o direito de solicitar assistência técnica, caso necessário.
GLP / Gás Natural
Esses são os tipos usados em aquecedores e fogões, por exemplo. Assim, é necessário que sejam instalados com válvula de bloqueio manual e tubo flexível apropriado.
Lembre-se de que a válvula de bloqueio deve estar apta para ser fechada caso ocorra vazamentos ou algum tipo de emergência.
Verifique, ainda, sempre as datas de validade dos equipamentos e confira se sua produção e instalação seguiram as normas brasileiras de segurança.
Os ambientes
Assim como é importante se atentar aos equipamentos, é necessário prestar atenção onde o gás está sendo instalado e como será seu uso.
No processo de queima, o gás consome oxigênio e libera gases, como o gás carbônico. Por isso, é importante que os ambientes disponham de ventilação e que haja acesso fácil para as aberturas, como janelas e portas, por exemplo.
Em caso dos aquecedores de água, é preciso instalar uma chaminé para a condução de gases resultantes da combustão ao ambiente externo. A chaminé deve ter um terminal tipo T ou tipo Chapéu Chinês, evitando assim o retorno de resíduos da queima ao interior do ambiente por meio do vento.
Sempre que possível opte por aquecedores com sistema de exaustão forçada.
Instalação segura
A instalação dos produtos LINHA GÁS, tanto para locais internos como externos, é de grande importância para evitar acidentes e manter sua obra segura.
Para prevenir problemas, o recomendável é fazer a manutenção preventiva anual, com suporte de empresas especializadas. Além disso, é necessário que haja uma vistoria na rede de gás do condomínio e nos aparelhos a gás. Qualquer irregularidade será detectada, evitando assim que ocorram acidentes.
A Hidrauaço tem equipamentos de alta qualidade para que suas instalações estejam o máximo seguras. Confira com nossos vendedores.