Motobombas – o poder de combater incêndios
A potência da motobomba instalada no sistema de combate a incêndio é que fará toda a diferença na eficiência da ação. Confira os detalhes a seguir.
Brenda Chaia – Especialista em Marketing de Conteúdo
Ao combater um foco de incêndio ou mesmo chamas mais intensas, o Corpo de Bombeiros depende do sistema de segurança instalado na edificação, para ter uma resposta mais assertiva e potente.
Isso quer dizer que, a qualidade e eficiência na hora de uma emergência estão diretamente ligados aos sistemas de hidrantes e sprinklers. E para que esses itens possam funcionar da maneira correta e esperada, é necessária a presença de uma motobomba de qualidade.
Nesse artigo, vamos explicar em detalhes o que é e como funciona esse equipamento tão importante.
Comece a ler agora.
- A motobomba
- Tipos de motobomba
- O funcionamento da motobomba
- ABNT, Manutenção e Instalação
- Encontre Motobombas de Qualidade
A motobomba
É uma parte importantíssima de todo um sistema de segurança.
Ela é fundamental para que as normas da ABNT possam ser cumpridas à risca, e que assim, a garantia de mais segurança esteja preservada.
Mesmo que seu sistema de combate e prevenção de incêndio pareça pequeno, para que ele funcione, é necessária a presença da motobomba.
A sua principal função é, conduzir água (ou outro produto líquido) de um lugar ao outro.
Vamos entender os detalhes desse mecanismo no tópico a seguir.
Tipos de motobomba
As motobombas podem ser usadas em diferentes lugares e para diversas funções.
Confira algumas classificações desse poderoso item.
- Motobomba Periférica
Ela é a mais barata entre todos os tipos. Isso se dá porque ela tem uma capacidade menor de vazão, apesar de ter uma pressão superior. Por suas características seu uso é indicado para transferir água limpa de um lugar ao outro, sendo instalada acima do nível do solo. - Motobomba Centrífuga
Essas são as mais escolhidas para atuar no ambiente doméstico. São as bombas intermediárias e dessa forma, tem um uso maior que a Periférica. Elas atuam em alturas variadas, com maior vazão e menor pressão. E ainda, são subdividas em:
Monoestágio: transfere líquidos a uma altura de até 40 metros, com uma vazão média de 2 a 3 m3/hora.
Multiestágio: transfere líquidos para alturas maiores (até 340 metros) com vazão média de até 70 m3/hora (dependendo do modelo). - Motobomba Autoescorvante
Essa motobomba tem uma maior potência, usando a força centrífuga somada ao processo de escorvamento.
O escorvamento consiste em eliminar o ar existente dentro da máquina de maneira automática.
Para tanto, o uso de uma válvula auxiliar é obrigatório, pois será possível a captação do líquido, acionando o motor de forma imediata.
Uma das vantagens desse tipo, é que seus custos de manutenção são menores, pois suas peças podem ser substituídas, além de apresentar alta resistência ao desgaste natural. - Motobomba Injetora
Tem grande pressão e menos vazão.
Elas são as usadas na superfície, mas que tem capacidade de puxar água de poços fundos, com até 40 metros de profundidade.
Essas que são geralmente usadas nos sistemas de combate e prevenção de incêndio.
Além dessas que explicamos em detalhes, existem ainda as Motombombas Submersível e Submersa, usadas em estruturas subterrâneas e dentro da água.
O funcionamento da Motobomba
A Motobomba Injetora (ou Ejetora), que é a usada nos sistemas de prevenção e combate a incêndios, é alimentada por diesel ou energia elétrica. Ela transforma seu combustível em força mecânica, fornecendo a carga necessária para que haja o deslocamento da água no momento da emergência.
Possíveis Aplicações
As Motobombas podem ser utilizadas em diferentes situações. Pontuaremos aqui alguns mais comuns dentro do recorte de prevenção e combate a incêndios:
- Rede de hidrantes
- Rede de sprinklers
- Sistema fixo de espuma adaptado à rede de hidrantes
- Sistemas de prevenção e combate contra incêndio
ABNT, Manutenção e Instalação
A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) estabelece condições primárias para a correta instalação das motobombas usadas nos sistemas de proteção e combate a incêndios.
A manutenção é outro fator extremamente importante. Ela deve ser feita constantemente e precisa verificar o estado dos equipamentos e o lugar onde estão instalados. As motobombas precisam estar protegidas e colocadas no que é conhecido como “casa de bomba”. Importante lembrar, que esse espaço precisa der de fácil acesso e dedicado somente para aloca-las
Encontre Motobombas de Qualidade
Entre em contato conosco agora mesmo e conheça nosso portfólio completo de motobombas.
Nosso estoque está a sua espera para a pronta entrega rápida e eficiente.