O extintor venceu, e agora?
Home » extintor de incêndio » O extintor venceu, e agora?
Se o seu extintor de incêndio (seja veicular, residencial ou comercial) está com o prazo de validade vencido ele não funcionará de forma adequada. Fique atento e saiba como agir do jeito mais seguro com os equipamentos de proteção.
Brenda Chaia – Especialista em Marketing de Conteúdo
Ter um equipamento que é sinônimo de segurança não quer dizer que tudo está de acordo como o que realmente precisa estar.
É extremamente necessário conferir cada detalhe do dispositivo, principalmente sua data de validade.
Se, durante a sua conferência, perceber o que o extintor passou do prazo ou está muito perto de vencer, saiba o que fazer, lendo nosso artigo.
- Qual o prazo de valide de um extintor?
- Como ocorre a manutenção e recarga do extintor de incêndio?
- Como conferir a data de validade?
- O que fazer se o extintor estiver vencido?
- A Hidrauaço está sempre por você
Qual é o prazo de validade de um extintor?
De forma geral, a validade do extintor é de um ano, tanto o casco quanto seus componentes (válvula, manômetro e mangueira).
Já o extintor veicular tem uma vida útil maior, normalmente, 5 anos, porém não podem ser recarregados por serem descartáveis.
Além disso, a validade está diretamente relacionada ao que tem dentro do extintor de incêndio, ou seja, se seu agente extintor é — água, gás carbônico, pó-químico (BC ou ABC) ou espuma mecânica.
Como ocorre a manutenção e recarga do extintor de incêndio?
Como falamos no tópico acima, a depender do seu agente extintor, o tempo de uso do extintor vai variar e por isso, realizar a manutenção, que é verificar as condições gerais do equipamento, mesmo antes do prazo estipulado pelo fabricante, é de fundamental importância.
Vale lembrar que, somente os extintores portáteis e sobre rodas são recarregáveis.
A ABNT NBR 12962 determina três passos a serem seguidos para a conferência segura do extintor, que são:
- Inspeção: exame periódico com a finalidade de verificar se o extintor permanece em condições originais de operação;
- Manutenção:serviço efetuado com a finalidade de manter as condições originais de operação após a utilização ou quando requerido por uma inspeção;
- Recarga:reposição ou substituição da carga nominal de agente extintor e/ou expelente.
Como conferir a data de validade?
Na verdade, é bem simples, mas existem duas datas a serem conferidas. A validade da carga, que fica afixada no cilindro, quando o extintor é novo, ou conferir uma etiqueta de garantia, caso o extintor tenha sido recarregado. Nesse caso, é preciso checar também o teste hidrostático que, assim como a validade, está colado no cilindro ou através do selo do INMETRO.
Confira na imagem a seguir, um exemplo de como é fácil determinar a validade de um extintor:
As letras correspondem aos meses do ano (de Janeiro a Dezembro) e os números o final correspondente do ano. A marcação do círculo aponta o mês e ano da validade. No caso do nosso exemplo, o extintor venceu em Setembro de 2013.
O que fazer se o extintor estiver vencido?
Extintores de incêndio não podem simplesmente serem descartados no lixo.
Assim, é importante ter contatos dos fabricantes e/ou fornecedores para que se possa encaminhar o cilindro e, as pessoas responsáveis iniciem, da maneira adequada e segura, através de testes específicos, um novo período de uso para o equipamento.
No entanto, caso a empresa que você comprou não exista mais ou, por algum motivo, não o aceite de volta, procure um posto de gasolina ou uma oficina mecânica que venda o produto.
A maioria dos fabricantes de extintores de incêndio trabalham com a logística reversa, portanto, muito provavelmente, você conseguirá devolvê-los sem nenhum problema
A Hidrauaço está sempre por você
Conte conosco para tudo que precisar em relação ao uso correto dos extintores, além, claro, de adquirir em nosso estoque os melhores do mercado.
Qualquer dúvida ou pedido de orçamento é só entrar em contato agora mesmo com algum de nossos vendedores, através dos meios de atendimento disponíveis.