O que fazer com queimaduras?
Infelizmente, pode acontecer com qualquer um esse tipo de acidente, mas nem todos sabem como proceder diante da emergência. Confira a seguir alguns esclarecimentos acerca do assunto.
Brenda Chaia – Especialista em Marketing de Conteúdo
Pouco se fala, mas queimaduras estão no ranking mundial de causas de morte. No Brasil, durante um ano, aproximadamente 2500 pessoas perdem a vida em decorrência desse tipo de ferimento, que pode acontecer por causa de fogo, eletricidade ou por produtos químicos.
Por isso, esse assunto merece destaque, pois toda informação é válida para salvar vidas. É possível ajudar vítimas queimadas, de 1º, 2º e 3º graus, mas para tanto, é importante ter conhecimento e saber como lidar.
Faremos, a seguir, um apanhado de dicas e apontamentos importantes para que na hora de uma emergência as decisões certas sejam tomadas.
- Antes de qualquer coisa, NÃO FAÇA ISSO
- O que é Queimadura de Primeiro Grau?
- Quando é Queimadura de Segundo Grau?
- Queimaduras de Terceiro Grau são graves?
- Informação também é um meio de combate
Antes de qualquer coisa, NÃO FAÇA ISSO
As lendas populares nessa hora são extremamente danosas. Por isso, esqueça aquelas receitas caseiras. Para que não reste dúvida, confira a lista a seguir:
- Não passe gelo, manteiga, pasta de dente, ou qualquer coisa em cima da região queimada;
- Use somente água fria no local;
- Jamais estoure as bolhas ou tente retirar a roupa colada à pele queimada;
- Não retire a pele morta;
- Não aperte o ferimento.
O que é queimadura de Primeiro Grau?
Pulando o caminho do que deve ser evitado na hora de acidentes, vamos entender melhor sobre esse tipo de ferimento.
As queimaduras de Primeiro Grau são mais superficiais, e por isso são classificadas como leves, menos perigosas.
A extensão do dano é menor, atingindo apenas a epiderme, que é a primeira camada da pele. Seus efeitos são vermelhidão no local, podendo ficar inchado, e sensação de dor é considerável.
Esse tipo de queimadura não exige atendimento médico de urgência, mas se for um ferimento de maior extensão é importante procurar socorro médico.
Então, como cuidar da vítima com queimadura de 1º Grau? Confira:
- Use água abundante. É preciso resfriar o local. Faça isso com água corrente, um recipiente com água fria ou compressas úmidas. Não use gelo.
- Depois de cinco minutos, quando a vítima estiver sentindo menos dor, seque o local, sem esfregar.
- Com o cuidado de não apertar o local, faça um curativo com uma compressa limpa.
- Em casos de queimadura de primeiro grau – e apenas nesse caso – é permitido e recomendável beber bastante água e tomar um remédio que combata a dor.
Quando é Queimadura de Segundo Grau?
As Queimaduras de Segundo Grau acontecem quando a epiderme e derme são atingidas. Seus sintomas são parecidos com a de Primeiro Grau, ficando o local do ferimento vermelho, inchado e com bolhas. Por ter uma profundidade maior de dano, há muita dor e liberação de líquidos.
Se a extensão queimada for pequena, a queimadura é considerada, ainda, leve. Porém, essa classificação muda, se for um ferimento maior, pois a gravidade também fica maior, e o alerta intensifica ainda mais dependendo local do corpo ferido, como rosto, pescoço, tórax, mãos, pés, virilha e articulações, nesses casos vá para o Pronto Socorro.
Os primeiros socorros são parecidos com os da queimadura de 1º grau, mas é importante ficar atento ao paciente, ao local atingido e a extensão do dano. Na dúvida, procure ajude médica imediatamente.
Queimaduras de Terceiro Grau são graves?
Sim! Muito! Não importa o local ou tamanho do ferimento. Essas queimaduras atingem todas as camadas da pele, ferindo ainda músculos e ossos.
Por destruir os nervos presentes no local, essas queimaduras não causam dor, porém, se a vítima tiver queimaduras de primeiro e segundo grau em outras partes, sentirá bastante desconforto.
Uma forma de identificar essa queimadura é o aspecto do local atingido. Pode ficar escuro, o que indica carbonização, ou esbranquiçada.
Mesmo sendo grave e exigir atendimento médico o mais rápido possível, ainda é viável a realização de primeiros socorros com a finalidade de minimizar danos. Leia abaixo:
- Retire acessórios e roupas, porque a área afetada vai inchar. Atenção: se a roupa estiver colada à área queimada, não mexa!
- É preciso resfriar o local. Faça isso com compressas úmidas. Não use gelo.
- Nas queimaduras de terceiro grau pequenas (menos de cinco centímetros de diâmetro) – só nas pequenas! – Você pode usar água corrente ou um recipiente com água fria. Cuidado com o jato de água – ele não deve causar dor nem arrebentar as bolhas.
- Atenção: a pessoa com queimadura de Terceiro Grau pode não reclamar de dor e, por isso, se machucar ainda mais – como dizer que o jato de água não está doendo, por exemplo.
- Se a queimadura tiver atingido grande parte do corpo, tenha o cuidado de manter a vítima aquecida.
- Com o cuidado de não apertar o local, faça um curativo com uma compressa limpa. Em feridas em mãos e pés, evite fazer o curativo você mesmo, porque os dedos podem grudar um nos outros. Espere a chegada ao hospital.
- Não ofereça medicamentos, alimentos ou água, pois a vítima pode precisar tomar anestesia e, para isso, estar em jejum.
- Não perca tempo em remover a vítima ao hospital. Ela pode estar tendo dificuldades para respirar.
Informação também é um meio de combate
A Hidrauaço dispõe de muitos equipamentos para prevenção e combate a incêndio, um deles, sendo proporcionar informações que podem fazer a diferença nos momentos de emergência.
Nossa empresa está sempre aqui, a serviço de salvar vidas e oferecer mais segurança.