O que são Tubos Galvanizados?
Home » Tubos Galvanizados » O que são Tubos Galvanizados?
Faça uma leitura breve e entenda tudo que é importante sobre Tubos Galvanizados
Brenda Chaia – Especialista em Marketing de Conteúdo
Um dos produtos mais vendidos no Brasil, o Tubo Galvanizado tem características e vantagens bem específicas, por isso, é válido conhecer mais um pouco sobre o que ele é, para que serve, como ele é produzido, suas diferenças e vantagens.
Então, segue a leitura e confira todas essas informações.
O que é um Tubo Galvanizado?
O Tubo, que é feito de aço, recebe um processo de galvanização, que em outras palavras, é ser revestido por uma fina camada de zinco, o que aumenta a resistência anticorrosiva.
Essa galvanização, que deve ser realizada através dos mais altos padrões de segurança estabelecidos pelos órgãos competentes, garante eficiência e qualidade de excelência.
Sua qualidade e versatilidade permite que os Tubos Galvanizados possam ser usados nos mais diversos setores industriais e da construção civil, pois confere um elevado custo – benefício.
Mas, afinal, qual é a função desses tubos?
Confira no tópico a seguir para quê os Tubos Galvanizados são usados.
Para que se usa Tubos Galvanizados?
Como falamos anteriormente, os Tubos Galvanizados têm diferentes finalidades, atendendo as mais variadas demandas das indústrias e construção civil.
Esses segmentos precisam de materiais que garantam qualidade, eficiência e durabilidade, e nesse quesito, os Tubos Galvanizados são a escolha mais certeira.
Podendo serem usados como condutores de fluídos, para estruturas de construções e até postes públicos, os Tubos Galvanizados tem diversas aplicações.
Vem conferir com a gente alguns exemplos.
Transporte químicos e petroquímicos
Por quase não possuir rugosidades na estrutura, o que evita o encravar de substâncias nas paredes do tubo, e apresentar propriedades anticorrosivas, os Tubos Galvanizados são amplamente utilizados nesse setor por garantir a segurança do escoamento dos fluídos que se deslocam por ele.
Produção Canavieira e Álcool
A garantia de resistência, mesmo a substâncias mais agressivas, faz com que os Tubos Galvanizados sejam os escolhidos nas indústrias de açúcar e álcool. E não só líquidos, mas grânulos também podem ser escoados, sem maiores problemas.
Outra vantagem é a simplicidade da higienização e a troca térmica dos Tubos Galvanizados, pois essa fácil mudança de temperatura confere vantagem aos sistemas de cozimento e evaporação dessas indústrias.
Vamos entender em linhas gerais, como o Tubo de Aço é Galvanizado. Continue a leitura.
Como os Tubos Galvanizados são produzidos?
Existem algumas especificidades no processo de galvanização que garantem qualidades e finalidades diferentes aos Tubos Galvanizados. Vamos falar brevemente de dois sistemas diferentes, galvanização a quente e a frio.
Galvanização a quente
Esse processo é o qual todo o aço é galvanizado, através da submersão do produto em zinco.
Dessa forma, o tubo fica completamente galvanizado, o deixando mais resistente, sendo nesse caso, sugerido sua utilização na condução de fluidos, gases em geral, óleos e ar condicionado.
Galvanização a frio
É o processo pelo qual, o aço passa por choque eletrostático, fazendo com que o zinco se fixe apenas na parte externa do tubo.
Por isso, o tubo galvanizado a frio é indicado para estruturas metálicas, que não transportam fluídos, como alambrados e andaimes.
Ainda tem mais uma diferença dos Tubos Galvanizados, leia o tópico a seguir e fique por dentro.
Conhece o Metalon Galvanizado?
Esse é um dos produtos mais usados na construção civil e infraestrutura industrial.
O Metalon Galvanizado é um tubo de aço carbono revestido por zinco, possuindo, em sua maioria, o formato quadrado ou retangular.
Ele é um material leve e de alta longevidade, porém é bastante rígido e tem um acabamento de grande qualidade, além de ser antioxidante, anticorrosivo e simples de ser limpo.
A produção do Metalon Galvanizado é através da fundição, por isso seus formatos podem ser variados e bem definidos.
São muitas qualidades vantajosas, mas ainda não acabamos. Leia mais e confira.
E a ferrugem no Tubo Galvanizado?
Não existe!
O processo de revestir o aço em zinco garante a formação de uma proteção isolante e anticorrosiva, o que não permite o surgimento de ferrugem, seja em decorrência dos agentes climáticos, seja por reações químicas.
Contudo, é extremamente importante deixar claro que essa estrutura não é recomendada para as áreas litorâneas, haja vista que a galvanização não resiste a maresia, e a consequência dessa ação será a inevitável ferrugem.
Compilado das vantagens do Tubo Galvanizado
Um resumo bem simples, em 10 pontos, para não deixar dúvidas sobre as vantagens do Tubo Galvanizado:
- Eles são seriamente testados, tal como o teste Sopro de Vapor, que confere a fixação do zinco ao aço. Há também os testes de pressão hidrostática e Eddy Current.
- Alta resistência a materiais corrosivos e abrasivos.
- Ótima relação custo-benefício.
- Versátil, pode se adaptar as mais diferentes fases da produção industrial.
- As estruturas chegam finalizadas ao consumidor final, o que simplifica sua montagem.
- Fácil transporte, o que consome menos energia de operários para essa ação.
- É simples de ser armazenado, pois não ocupa muito espaço.
- Sua higienização é fácil.
- A galvanização eletrolítica permite um brilho especial e proteção contra a ferrugem.
- Os tubos galvanizados podem ser reciclados com facilidade, junto a outras sucatas de aço, sem agredir o meio ambiente.
É fácil adquirir Tubos Galvanizados?
Sim! Mas procure empresas responsáveis e confiáveis, que mantem parcerias com industrias de qualidade e respeitáveis.
A Hidrauaço está desde a década de 90 trazendo o que tem de melhor no mercado de tubos e seus derivados.
Confie e confira com nossos vendedores, como adquirir os melhores Tubos Galvanizados para seu empreendimento.
Nossa pronta entrega é a mais rápida do Brasil, e nossos canais de atendimento estão disponíveis aqui no site, estamos prontos para te atender.